quarta-feira, 12 de novembro de 2008

EU EXPLICO

Fiz este blog para atualizar e divulgar alguns dos meus conceitos. De tanto todo mundo dizer “Freud explica”, resolvi explicar mesmo. Verti tudo para uma linguagem mais jovem e acessível.

Inveja do pênis.

Inveja do pênis é o que você sente quando vê a Angelina Jolie seminua. Você sente a maior inveja do pênis do Brad Pitt. E mais: fica com vontade de regredir naqueles melões e voltar à fase oral, grudando-se nos lábios carnudos dela – o que causa recalque profundo. A psicanálise pode ajudar a curar esse recalque em alguns anos. Mas a masturbação, sem ser mental, é mais eficiente.

Para divulgar esses conceitos, um amigo me recomendou uma agência de publicidade. Eles criaram o seguinte adesivo para carros: “Não inveje meu pênis: xaveque”.

Complexo de Édipo.

Exemplo prático: Amalie Nathanson, minha mamãe, pretendia que eu fosse advogado. Mas eu tinha outros planos: queria ser marido dela. Meu pai me disse que iria furar os meus olhos se eu insistisse nessa idéia, e aí sosseguei. Lamento o fato de mamãe (linda) não ter vivido o suficiente para ter me visto consagrado como o papai da psicanálise.

Inconsciente.

Nosso corpo é como um carro flex movido por dois combustíveis: inconsciente e consciente. Em geral, o primeiro está mais barato, e a loja de conveniências do posto de abastecimento está sempre fechada.

As piadas e sua relação com o inconsciente.

Paciente:
– Doutor, vou lhe contar um segredo: eu sou um galo!
O psiquiatra resolve aprofundar a anamnésia:
– E desde quando o senhor acha que é um galo?
Paciente:
– Ah, desde que eu era um pintinho.

Toda piada se estrutura por meio da condensação, do deslocamento e da representação indireta. Ou seja, o autor desse chiste tem pênis diminuto.

Interpretação dos sonhos.

Quando você chegar à padoca, olhe para a cara dele. Se o creme estiver num amarelo homogêneo e o açúcar espalhado uniformemente pela superfície, pode levar que está novinho

24 comentários:

João Batista Santos disse...

Valeu a piada!

Sr. Mauricio disse...

Que merda cara tira o nome de freud deste blog porque ele é horrível

Anônimo disse...

Ah os labios da Angelina ... d-e-l-i-c-i-o-s-o-s de ver, claro! Sorte do Brad Pitt. Mas nao esqueco tbm dos labios da Kelly Le Brook, a eterna ¨Dama de Vermelho¨, o filme. Coitado do Gene Wilder que ficou atrás dela o tempo todo ... NO final, na vida real, quem se deu bem foi o Steve Segal; tá com ela até hoje ... eita, outro sujeito de sorte.
(mrdk-sigla pra referência)

Anônimo disse...

Olha só, o anônimo anda acompanhando os fuxicos das estrelas hollywoodianas... =]
Sigmond, já que vc explica, me explique então o motivo do meu desejo de enterrar meu chefe vivo, sendo que não tenho perfil psicopatológico.

Anônimo disse...

Olha, Freud, vc acabou de salvar a minha vida. Eu pensava que o problema da inveja do pênis era só meu, ou das mulheres. Mas, agora que vi que o pênis do Brad Pitt é invejável (é? credo!!!! o pinto dele é pequeno!), descobri que as relações quânticas metamorfoseadas da insignifância do gozo ligado ao desejo materno sucumbe à metáfora paterna.
Abraços do além, Jacques Lacan.

Caca disse...

Eu sou mais o Reich (não o III, mas o Wilhelm, que também é alemão, mas estava na contramão do III e acabou levando uma trombada de morte). O Freud explica tudo e acaba de vez com as angústias da existência. O Reich pelo menos leva a pensar mais e aumentar a vontade de não morrer de tédio e sim de vodka.

Unknown disse...

Olá! Bacanas as piadinhas... eu diria que você, por não entender mto bem a psicanálise, resolveu sacanear! Isto é... vc tem inveja do pênis do Freud e já que não conseguiu um igual, esculhamba :0).

Bela sublimação.

Ah, mesmo sendo piada, não dá pra escrever errado, né... não é anamnésia, é anamnese.

Abração!

Anônimo disse...

Esse tal de Sr.Maurício é um chato com inveja do escroto, sei lá de quem...

Anna O. disse...

que saudades Sig! vc anda tão sumido....

Anônimo disse...

Eu gosto deste caso do Freud que tem o caso típico do édipo e do caso da senhora que queria agarrar o genro. Risos. Mas é verdade este lance da beleza ser tão grande que dá inveja de beijar a boca da Angelina Jolie. Mesmo sendo mulher. Eu como paciente psiquiátrica do Dr. Portella Nunes, eu vejo que em nada fere meus sonhos o sexo monogâmico.

Anônimo disse...

Amei o blog

Camila disse...

Porquê tirar o nome do Freude deste blog que cara mau amado.

O Freud tem que sem comentado e aclamado também na internet. O trabalho dele é de gênio, não tem nada comentar sobre o Freud.

Anônimo disse...

eu amo o Freud. Adorei o blog

Probus disse...

Poxa Sig, meu par de neurônio se colidiu depois que passei pelo blog do James (um de seus pacientes aí).
Sig, sabe né, comentário de um, de outro, terminei sem entender nada... Confesso que a unica coisa que gostei mesmo foi uma frase do Bertinho "o inferno são os outros"...
Me sinto agora "o homem revoltado, "um estrangeiro" em "estado de sítio". Ainda acho a ignorância "a peste". Meus escritos neste "diário de viagem" te envio Sedex.
Poxa, como "a queda" poderá levar "o primeiro homem" a uma "morte feliz"?? Me ajude Sig, fica com meu Rivotril que eu preciso é de Gardenal!!

Marisa Queiroz disse...

Adoreiiiiiiiiiiiiii, kkkkkkk..... Freud era muito a favor do bom humor e rir de si mesmo é a maior prova de saúde mental! Parabéns! Voltarei, com certeza. Bjss
Marisa

Anônimo disse...

precisamos amar para não adoecermos

Anônimo disse...

Antes, eu queria saber. O senhor é freudiano?
- Sou e sustento. Mais ortodoxo que reclame de xarope.
- Certo. Bem. Acho que o meu problema é com a minha mãe.
- Outro...
- Outro?
- Complexo de Édipo. Dá mais que pereba em moleque.
- E o senhor acha...
- Eu acho uma pôca vergonha...
- Mas...
- Vai te metê na zona e deixa a velha em paz, tchê!

Patricinha de BH disse...

Cadê o Freud, gente?????
Achei isso tudo aqui muito interessante. Manda mais.

CLEBER MARTINS disse...

O que falta ao colegas clássicos é CHISTE !!..Coisa que tem de sobra no Blog. A posição de quem nada sabe é inerente de poucos e fundamentos da arte, logo..Vida longa a nova visão "Freud" já disponivel como aplicativo Ipod para dar-se F5 na vida cotidianada.

Anônimo disse...

Precisa de mais posts! São muito boas suas "explicações". haha
@fariasjr

Carlos cruz disse...

Oi. Fazendo um adendo: já viram como o Heavy Metal, que é às vezes condenado como ode à luxúria e à perversão parece ser o que demonstra ter as letras com conteúdos e simbologias mais austeras e auto-afirmativas, em relação às privações do ego, ditas por Freud como fundadoras da civilização mas, naquele caso, o mal nunca é feito mas representado. Os que fazem o mal pela representação alheia não refletem bem.
Só que a arte, tanto a interpretativa/representativa, de um ator (se quiserem levar à política, eu extendo essa minha definição) e a música faz com que a civilização se funde sob seus próprios pés, por acusar seus fundamentos, tanto históricos quanto, essencialmente, fenomenológicos e idiossincráticos. Bootstraping.

Carlos cruz disse...

http://www.youtube.com/watch?v=SutIBcRD9EQ&feature=related

Anônimo disse...

Muito legal. Mas da pra explorar mais. Freud é muito rico!

Gabriel Henrique disse...

kkkkk....Em poucas palavras você sartirizou bem os significados da teoria psicanálitica....Legal...Você podia falar um pouco sobre o superego também...